Conhecer o funcionamento do sistema de escrita é poder se engajar em práticas sociais letradas. Assim, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever.
O processo de inserção da criança no mundo da leitura e da escrita é muito importante. Ele marca a criança por toda vida, afinal, saber se comunicar por meio da língua escrita é fundamental para viver em sociedade, seja ela qual for. Por isso, é muito comum ver os pais e os professores em dúvida sobre qual é a melhor forma de iniciar a criança no mundo da leitura e da escrita e, principalmente, sobre qual é a hora certa para dar início a esta jornada.
Além disso, é bastante comum ver educadores e pais entendendo os conceitos de letramento e alfabetização como conceitos homogêneos, mas na verdade, eles têm diferenças significativas e importantes. Uma criança alfabetizada não é necessariamente uma criança letrada, e vice versa.
Quais são as diferenças entre letramento e alfabetização ?
A alfabetização é o processo onde a criança aprende a decodificar os elementos que compõem a escrita. Esta decodificação passa pela memorização do alfabeto, reconhecimento das letras e ligação entre sílabas. Mas o que muitas pessoas não sabem é que esta alfabetização por si só, não prepara o indivíduo para o mundo letrado.
O letramento é um pouco mais profundo do que a alfabetização. Ele corresponde à interpretação e o domínio da língua e, não apenas à decodificação dela. Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado.
Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada. Já uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles. Já a alfabetização deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.
Saiba as principais diferenças entre letramento e alfabetização:
- Qualidade de domínio sobre a leitura e escrita
- Frequência do uso da leitura e escrita no cotidiano
- Capacitação para lidar com as demandas sociais
- Capacidade de interpretação
Como transformar um aluno alfabetizado em letrado
A aprendizagem da escrita deve ser iniciada antes que a criança frequente a escola. A criança precisa ser inserida no mundo letrado de uma forma sutil e orgânica. Não é atoa que o letramento se desenvolve de 3 formas simultâneas:
- Por meio da Psicogenética
- Desenvolvendo a consciência fonológica
- Promovendo o conhecimento das letras
Além disso, é necessário inserir a criança no meio letrado de diversas formas, antes que ela aprenda efetivamente a ler e a escrever. O intuito disso é tornar a leitura e a escrita uma consequência de atividades que são promovidas pelos pais e pela pré-escola. Assim, a criança terá um relacionamento e uma afinidade maior com o mundo da escrita e da leitura e, assim, reconhecerá as palavras por meio destas ações lúdicas do dia a dia.
Por isso, não adianta alfabetizar e fazer com que a criança aprenda sem que este hábito faça parte de seu cotidiano. Decorar algumas palavras não é saber ler e escrever, assim como, não adianta que a criança conheça a letra apenas como um desenho. Ela precisa conhecê-la como um som que, consequentemente, forma uma palavra, uma frase e um texto.
Existem 7 fases que a criança deve passar até estar apta a ler e escrever:
- Icônica
- Garatuja
- Pré-silábica
- Silábica sem valor sonoro
- Silábica alfabética
- Alfabética
- Ortográfica
As crianças têm muito tempo para serem alfabetizadas. O importante é que elas estejam com o cérebro preparado para aprender a decodificar. Por isso, dê oportunidades para que a criança desenvolva cada uma dessas etapas.
Cada uma delas é importante e colabora no desenvolvimento eficaz da alfabetização. Quando pulamos as etapas e iniciamos a criança de uma forma brusca no processo de alfabetização, ela se torna um indivíduo capaz de ler e escrever, mas não se torna alguém preparado para desenvolver-se socialmente por meio desses conhecimentos.
Ajude a criança alfabetizada a ser um indivíduo letrado:
- Usando recursos que façam parte do cotidiano delas
- Dando o exemplo lendo para ela e interpretando as histórias lidas
- Promovendo o contato da criança com a musicalidade
- Mostrando-se disponível para ajudar nas dificuldades de aprendizado
- Entendendo que cada criança é uma, e cada uma tem seu próprio tempo
Apesar de complexo, identificar as diferenças entre letramento e alfabetização é muito importante para um educador. Estas diferenças são bastante claras e evidentes e, elas afetam diretamente o dia a dia dos alunos e também no desenvolvimento de cada um deles.
Concentração é o que nos permite aproveitar ao máximo as informações disponíveis para entender, processar, trabalhar e / ou memorizar. Na verdade, é uma condição essencial para a aprendizagem, sem a qual é impossível consertar a informação.
A atenção é uma capacidade mental fundamental, uma vez que é a base do resto dos processos cognitivos, entre eles a memória, o pensamento e a linguagem. Para aprender alguma coisa, devemos ser capazes de permanecer focados pelo tempo necessário, senão simplesmente a esqueceremos. As crianças não têm a maturidade cerebral necessária para passar horas concentradas em uma única tarefa, mas elas irão desenvolvê-las à medida que crescem.
Por quanto tempo as crianças podem permanecer focadas?
atingiram um nível adequado de maturação. O sistema reticular, que corresponde aos cuidados mais básicos, é regulado principalmente pelas conexões talâmicas, límbicas e gânglios da base. Entretanto, o sistema atencional posterior que permite atenção focada ou seletiva é muito mais complexo e inclui as áreas pré-frontais, que atingem um nível de maturação que permite que o suporte seja mantido por volta dos 7 anos, embora continue se desenvolvendo até 15 ou 17.
Saber quanto tempo uma criança concentrada pode ficar ajudará pais e professores a desenvolver expectativas adequadas para que não exijam mais do que podem concentrar-se. Desta forma, eles não vão forçá-lo mais do que deveriam, eles podem planejar melhor os tempos de descanso e, acima de tudo, eles não vão repreendê-lo por ser ignorante ou desconcertante
Durante o primeiro ano de vida, a concentração do bebê é passageira. Você pode ficar alerta por dois ou cinco minutos, pois mudará o foco rapidamente porque o menor estímulo à sua volta chamará sua atenção.
2 anos
Durante o segundo ano de vida, a atenção continua a se desenvolver. Normalmente, as crianças podem ficar concentradas por 4 a 8 minutos, embora algumas crianças possam ficar alertas por mais tempo, cerca de 10 minutos.
3 anos
Nessa idade, as crianças podem permanecer focadas por aproximadamente 15 minutos, embora possam estar atentos por longos períodos de tempo, se algo realmente lhes interessar, já que nesta fase a atenção voluntária começa a se desenvolver. Contudo, ainda os estímulos do médium os distraem muito
4 anos
A partir desta idade a criança poderá permanecer concentrada até vinte minutos, embora seja normal descentralizar rapidamente e que ele quer passar de uma atividade para outra, especialmente quando ele perde o interesse no que ele estava fazendo.
5 anos
Aos cinco anos, uma criança pode ficar focada em uma única tarefa por cerca de 25 minutos , mas será difícil para ele permanecer atento quando ele não está interessado.
6 anos
No sexto ano de vida a atenção melhora consideravelmente devido ao nível de maturação que o cérebro atingiu, de modo que a criança ele pode permanecer concentrado por 30 minutos, embora ele seja geralmente descentralizado após 15 minutos se a tarefa não o motivar.
7 anos
Nessa idade, as crianças estão prontas para a escola desde as estruturas frontais do cérebro atingiram um maior grau de maturidade. A atenção deles também continua a melhorar, então eles podem ficar ligados por até 35 minutos. Vale ressaltar que as atividades escolares também contribuem para melhorar a atenção, de modo que uma criança de 10 anos já possa se concentrar por uma hora
Tabela de tempo de concentração das crianças de acordo com a idade
Referências Bibliográficas
Super Autor - https://superautor.com.br/letramento-e-alfabetizacao-entenda-as-diferencas/
Família saúde melhor agora - https://familia.saudemelhoragora.club/o-tempo-medio-de-concentracao-de-criancas-de-acordo-com-a-idade/
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